06 março, 2008

Ouça sempre o seu usuário

Na aplicação desktop que estou desenvolvendo resolvi que o usuário poderia navegar pelos registros nas telas usando os famosos botões de Próximo, Último, Primeiro e Anterior.
Porém para isso tive que desenvolver um complexo sistema de Paginação já que peguei esse sistema já iniciado e não fazendo uso de nenhum framework. Em uma tabela de Itens de Estoque se eu tivesse 100.000 registros ou eu teria que trazer todas para a memória ou ir paginando.
Quando a navegação estava quase ficando madura, o Usuário pergunta: "Por que o sistema sempre traz o último registro e normalmente não é esse que eu quero?"

Homer Simpson: Doh! (Acho que é assim...)

É verdade, nos desenvolvedores sempre temos o costume de bolar soluções mirabolantes para talvez poder aplicar aquela técnica nova que você leu a respeito ou aquela tecnologia que você nunca usou, aquela classe obscura do .Net Framework... mas no fim o usuário não precisa disso.

Agora quando o usuário entra na tela ela esta em branco, ele pode digitar o código do registro que quer ou chamar a Pesquisa. Talvez eu reaproveite o modelo de Paginação na Pesquisa, no futuro publico aqui. E talvez no futuro seja melhor ouvir o Usuário antes...

Nenhum comentário: