23 julho, 2008

ABC MVC 2008 - parte 0

Continuando o post anterior, vou iniciar um projeto voltado para exemplificação do padrão MVC e fazendo uso de POCO.

Alerta: Não sou um especialista em MVC, OO, .Net, etc... Sou apenas um desenvolvedor e por ter muita curiosidade e vontade de melhorar o meu trabalho tenho estudado sobre os assuntos que vou escrever a partir de agora. Quaisquer críticas (positivas e negativas), sugestões, cometários serão bem recebidas, e tentarei responder a todas. Se cometer algum erro por favor entre em contato, continuo aprendendo e querendo aprender!
Vamos lá!

Esse post é apenas uma preparação, vou apenas colocar o que vou usar no desenvolvimento, tipo os utensílios e ingredientes de uma receita de bolo!

Utensílios:

- Vou usar o MS Visual C# Express 2008 Edition, no fim da página do link você pode baixar uma imagem ISO com a instalação do VB.Net, C#, C++, Web Developer, e o MS SQL Express 2005. Inicialmente só é necessário o C#. E pode baixar a versão com o SP1 Beta, estou rodando ela sem problemas, mas não é para uso profissional.

- Para a parte de acesso a dados vou usar a MS Enterprise Library (atualmente uso a versão 3.1, mas para este exemplo vou testar a 4.1 que já é para o FrameWork 3.5). Sei que existem soluções interessantes de O/R M, como NHinernate ou o Linq To SQL no 3.5 e até o Entity Framework já disponível no SP1 Beta, que merece um post a parte; porém no momento vai ser na mão mesmo, assim que não conhece ADO.Net vai conhecer um pouco, já que a Enterprise Library abstrai muita coisa.

Os fontes do projeto como disse vou hospedar na web, para isso escolhi o CodePlex, para quem não conhece é um site da Microsoft para hospedar projetos Open Source no estilo do SourceForge.Net. O legal é que se você tiver uma licença do Visual Studio .Net você pode baixar o Team Explorer para acessar o Team Foudation, que também é um produto da MS, e é o que hospeda os projetos do CodePlex.
Porém como a idéia é possibilitar que não tem o VS.Net participar, vou usar:

- TortoiseSVN, que tem integração com o Team Foudation.

Vou fazer um post, chamarei de "parte 0.5", explicando um pouco sobre como instalar o Tortoise, comunicar com o CodePlex, etc...

Para quem já conhece o Tortoise já pode baixar o projeto que esta aqui: ABC MVC 2008.
Só tem o arquivo Solution do .Net, mas daí já fica pronto para quando eu atualizar!

Até!

Nenhum comentário: