28 julho, 2008

ABC MVC 2008 - parte 0.75

Não, não estou enrolando... Hehehe...


Eu esqueci que faremos acesso a base de dados, mas não vou ficar criando banco de dados por que não é o foco. Por isso resolvi usar um banco de dados pronto e não vai ser o antigo NorthWind!


Já que estamos usando o MS SLQ Server 2005 usaremos o novo banco de dados AdventureWorks.


Quem baixou o MS SQL Server 2005 Express percebeu que não vem bancos de dados de exemplo. O banco AdventureWorks tem que ser instalado a parte!
O projeto foi movido para o CodePlex e encontra-se disponível aqui, página do projeto.
Especificamente os bancos para a versão 2005 estão aqui.

Baixe o arquivo "AdventureWorksLT.msi" que é uma versão light banco. A versão completa é a "AdventureWorksDB.msi", baixe ela também um dia poderá ser útil.

Se você esta usando uma máquina 64bits, o seu SQL Server deverá ser a versão para 64bits e os bancos de dados de exemplo tem tem que ser dessa versão também!

A instalação é simples, o famoso "Next...Next...Finish", ele coloca os arquivos .MDF e .LDF no pasta padrão "c:\Program Files\Microsoft SQL Server\MSSQL.1\MSSQL\Data".

Depois é só ir no Management Studio, e fazer o Attach do banco, clicando com o botão direito do mouse em cima de Databases, escolha a opção Attach, procure pelo banco na pasta indicada acima e... voilá! Esta no ar!

DICA:
Para terminar, vou deixar essa dica, para quem tem dificuldade em modelagem de banco de dados ou quer algum pronto para servir de base para a criação de algum projeto e o AdventureWork não tem o que precisa a Microsoft disponibiliza 10 bancos de dados de exemplo SQL Server 2005 Express Database Schemas, tem desde banco de Gerenciamento de contatos até e-Commerce, passando por Catálogo de Produtos.

O próximo post será a parte 01, e vamos começar a aplicação ABC MVC!

Nenhum comentário: